Ouça agora

Ouça agora

Foragido do FBI e da Interpol expõe perseguições no TikTok; entenda

Imagem Noticia

Imagem: Kudzutheraccoon/Reprodução

Compartilhe agora

Postado em 08/01/2024 por Sistema Plug

Acusado de sequestrar o filho em 2006, o ex-desenvolvedor de software da Microsoft, Chad Hower, tem sido procurado pelo FBI e a Interpol desde então. Afirmando ser inocente, ele passou a compartilhar sua história de fuga nas redes sociais, onde viralizou no ano passado e ficou conhecido como o “fugitivo do TikTok”.

De acordo com Hower, a perseguição começou quando sua ex-esposa o denunciou falsamente por sequestro do filho, Alex, atualmente com 26 anos. Na época do suposto crime, o antigo funcionário da Microsoft estava na Europa e tinha a guarda legal da criança.

Na investigação, não foram encontradas evidências de que ele havia sequestrado o filho. Apesar disso, continuou a ser perseguido e acabou preso na Bulgária por agentes da Interpol em 2009, quando o FBI pediu a sua extradição, negada pelas autoridades locais.

Com as extradições negadas, o homem foi liberto algum tempo depois e passou a morar em diferentes países, fugindo das perseguições. A Ilha de São Cristóvão, no Caribe, e Moscou, na Rússia, são alguns dos locais por onde o foragido do TikTok passou — a ilha caribenha é apontada como a sua moradia atual.


Segredos militares russos?

Em seus vídeos virais no TikTok, ele diz ter duas teorias sobre os motivos pelos quais vem sendo perseguido há anos. A menos provável, como explicou o desenvolvedor, é que se trata apenas de um grande erro por parte de todas as autoridades envolvidas no processo.

Já a outra tem relação com seus sogros — ele se casou novamente na Rússia — que eram engenheiros e possuíam acesso a segredos militares russos. O homem acredita que a agência de inteligência dos Estados Unidos (CIA) quer prendê-lo para obter as informações conhecidas pelos pais da esposa.

Quanto ao filho supostamente sequestrado, o jovem também mantém perfil ativo nas redes sociais, por meio do qual ajuda a divulgar a história do pai e conta que não pretende ter contato com a mãe. Apesar disso, Alex ainda consta como desaparecido.

Além de contar sua história de fuga do FBI e da Interpol, Hower usa seu perfil no Tiktok (@kudzutheraccoon) para pedir ajuda médica. Ele afirma sofrer de insuficiência renal, após ter ficado doente durante o período em que passou por várias prisões na Bulgária.