Ouça agora

Ouça agora

Equinócio de outono e eclipse penumbral da Lua são os destaques do céu em março

Imagem Noticia

Imagem: Getty Images

Compartilhe agora

Postado em 01/03/2024 por Sistema Plug

O Carnaval chegou ao fim, mas a folia celeste dura o ano inteiro! O mês de março está chegando e trará consigo diversos espetáculos astronômicos para deleitar os amantes da observação celeste no Brasil e ao redor do mundo inteiro, desde conjunções planetárias até um eclipse penumbral lunar!

O principal evento astronômico do mês é um dos fenômenos naturais mais comuns e corriqueiros do público geral: o equinócio de outono. Assim como os solstícios, os equinócios ocorrem duas vezes ao ano, sempre nos meses de março e setembro, geralmente entre os dias 20 e 22, sendo essa variação devido à dinâmica orbital terrestre.

O equinócio é marcado pelo momento exato em que o Sol, em sua órbita aparente vista da Terra, cruza a linha do equador celeste, que é a linha do equador terrestre projetada na abóbada celeste. Neste momento, os dois hemisférios da Terra recebem aproximadamente a mesma intensidade de radiação solar, marcando o início das estações de outono e primavera nos respectivos hemisférios. Este ano o outono irá iniciar no hemisfério sul no dia 20 de março, às 00h06 no horário de Brasília.

Nas primeiras horas da madrugada do dia 25 de março, o céu noturno também será palco de um eclipse lunar penumbral, fenômeno que ocorre quando a Lua passa pela sombra parcial da Terra, chamada de penumbra. Durante este tipo de eclipse a Lua escurecerá sutilmente, mas não completamente como em um eclipse lunar total. O eclipse será visível em toda a América do Norte, México, América Central e América do Sul, incluindo todo o Brasil.

Aplicativos de mapas celestes como o SkyMap, Carta Celeste e Stellarium são ótimos aliados para guiar a observação celeste, tanto a olho nu quanto com auxílio de binóculos e telescópios.


Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de março de 2024

03/03: Lua em Quarto Minguante

08/03: Conjunção entre Lua e Vênus e Lua e Marte

10/03: Lua Nova

13/03: Conjunção entre Lua e Júpiter

17/03: Lua em Quarto Crescente

20/03: Equinócio de outono

21/03: Conjunção entre Vênus e Saturno

24/03: Mercúrio em sua maior elongação leste (melhor visibilidade)

25/03: Lua Cheia e eclipse lunar penumbral

Céus limpos e boas observações!

Mantenha-se sempre atualizado com os eventos celestes aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário do mês de março com seus amigos que também gostam de astronomia!