Ouça agora

Ouça agora

Guarapuava é a 31ª cidade do Paraná certificada como Amiga da Pessoa Idosa

Imagem Noticia

Foto: Robson Mafra / Semipi

Compartilhe agora

Postado em 15/03/2024 por Sistema Plug

O Paraná certificou mais uma cidade pelo Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). A nova integrante é Guarapuava, município da região central do Paraná, com 182 mil habitantes.

Agora o Estado soma 31 cidades, o que significa 77,5% das 40 cidades certificadas em todo o Brasil. As outras ficam em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Na solenidade de certificação de Guarapuava, o prefeito Celso Goes destacou a ajuda técnica do Governo do Estado e as ações envolvendo políticas para pessoas idosas. “Temos em andamento a obra do condomínio do idoso, com recursos do Estado, para construir 40 casas adaptadas que irão abrigar 80 pessoas”, informou. “Também está em andamento a obra do complexo do idoso que possui capacidade para atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos”.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, reforçou a importância da certificação da cidade. “Este reconhecimento que Guarapuava recebe por parte da OMS não é apenas um título, é um chamado para continuarmos a trabalhar juntos, fortalecendo as relações de cuidado e inclusão que tornam nossas cidades um lar para todos”, afirmou. “Precisamos continuar apoiando, discutindo e desenvolvendo políticas públicas que sejam perenes para os idosos, que sejam projetos de Estado”.

Segundo ela, projetos como o Viaja 60+, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, os Condomínios dos Idosos, a Cidade do Idoso de Irati, os Centros de Convivência e outros projetos voltados ao cuidado, colocam o Paraná na vanguarda dos cuidados com a população idosa. 

A meta da Semipi é tornar o Paraná o primeiro estado amigo da pessoa idosa em âmbito mundial com 100% das cidades certificadas. Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população. A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre até 2050.

Confira a lista dos municípios já certificados no Paraná:

- Araucária

- Barracão

- Bom Sucesso do Sul

- Capanema

- Capitão Leônidas Marques

- Cascavel

- Chopinzinho

- Colombo

- Corumbataí

- Curitiba

- Dois Vizinhos

- Enéas Marques

- Francisco Beltrão

- Guarapuava

- Irati

- Itapejara D’Oeste

- Londrina

- Maringá

- Nova Esperança do Sudoeste

- Pato Branco

- Pérola da Oeste

- Planalto

- Prudentópolis

- Realeza

- Renascença

- Salgado Filho

- Santa Tereza do Oeste

- Santo Antônio do Sudoeste

- Sulina

- Verê

- Vitorino