Ouça agora

Ouça agora

Samsung vai usar recursos de IA para 'turbinar' assistente pessoal Bixby

Imagem Noticia

Imagem: Samsung

Compartilhe agora

Postado em 01/04/2024 por Sistema Plug

Samsung vai adicionar ferramentas e funções baseadas em inteligência artificial (IA) na Bixby. A informação foi confirmada por um executivo da marca em entrevista para a CNBC.

De acordo com o vice-presidente executivo da divisão mobile da empresa, Won-joon Choi, a Bixby vai se transformar em uma espécie de IA generativa nos moldes do já popular ChatGPT. A ideia é não deixar que a assistente pessoal fique muito distante de outros serviços parecidos.

Com a ascensão de IAs generativas e modelos de linguagem de larga escala, acredito que temos que redefinir o papel da Bixby para que ela seja equipada com uma IA generativa e se torne mais inteligente no futuro, diz o executivo.

A ideia é que a plataforma tenha conversas mais naturais e seja capaz de trabalhar de forma dinâmica em uma interface válida para todo o ecossistema da empresa.


A expansão da Samsung em IA

Os recursos de IA da Bixby serão lançados em diferentes segmentos de dispositivos da empresa, de celulares da linha Galaxy até Smart TVs e relógios inteligentes. A Samsung não deu uma previsão para o lançamento das melhorias, mas diz estar trabalhando duro para entregá-las.

O aprimoramento da assistente pessoal marca mais um passo da sul-coreana nesse campo. Na linha Galaxy S24 de smartphones, apresentada em janeiro deste ano, a companhia adicionou uma série de recursos inteligentes como parte da plataforma Galaxy AI.

Eles são capazes de resumir textos, ajudar na criação de recados, fazer traduções em tempo real e até pesquisar itens circulados na tela, em uma parceria já bastante popular com o Google. A partir das próximas semanas, dispositivos top de linha da Samsung lançados em 2023 também receberão essas ferramentas junto da nova atualização da interface One UI 6.1.

Já a Bixby foi lançada em 2017, junto do smartphone Galaxy S8. Três anos depois, a plataforma passou a funcionar também em português do Brasil. No ano passado, ela já recebeu uma atualização inesperada para ficar mais intuitiva ao entender mais comandos com base em contexto.